Ir para conteúdo
Património Edificado
Património Edificado

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A data de constituição da paróquia de Nossa Senhora da Conceição deveria ter ocorrido na primeira metade do séc. XVII, mais concretamente em 1689, data que se encontra gravada no jazigo e sepultura, existente junto ao Altar-Mor da Igreja Matriz. Esta contém a seguinte inscrição: “Jazigo e sepultura de Simão do Reguo e de sua mulher Maria Mendes e de seus herdeiros dada pelo Arcebispo de Lisboa e Capelão mor del-Rei e do seu conselho de Estado. Ano de 1689. Veritas.”

Esta Igreja sofreu ao longo dos anos várias alterações na sua forma inicial, tendo sido concluída no século XX, com a colocação da última Torre Sineira. Simão Reguo, personagem a quem talvez se deva a construção da primeira Igreja, descendia de uma família da Vila de Óbidos, cujos membros, em finais do século XIV, exerciam altos cargos nessa vila e eram dos mais ricos proprietários. À família Rego se deve a construção da atual Igreja, no mesmo local da primeira, mas esta de muito maior dimensão.

Existia também, na localidade, o Palácio “Veiga Rego”, sendo ainda possível observarmos uma das paredes ornamentadas com lindos azulejos.