Ir para conteúdo
Património Edificado
Património Edificado

Capela de Santo António

A aldeia da Pena Seca ergue-se no alto de uma serra, num dos mais antigos aglomerados populacionais do concelho, habitado desde o período Neolítico. Está inserida numa zona classificada como paisagem natural, no extenso maciço calcário denominado Planalto das Cesaredas que se estende ao longo de doze quilómetros de comprimento por dez de largura e abrange os concelhos de Bombarral, Peniche, Óbidos e Lourinhã. Sabe-se que entre os séculos II a.C. e V d.C., quer Celtas quer Romanos andaram nesta região, muito próxima do local da Batalha da Roliça, na qual se defrontaram as tropas anglo-lusas e os exércitos napoleónicos no século XIX.

O nome da localidade onde se ergue a capela de Santo António não consta no censo de 1527, mas já deveria existir na época, pois a construção do templo é do século XVI e insere-se num conjunto de edifícios religiosos de traça comum na região. A igreja foi objeto de restauro na década de 40/50 do século XX, altura em que foi substituído o retábulo, e também no início do século XXI.

É uma pequena construção rural do século XVI com alpendre de três águas sobre a porta principal. O alpendre é aberto na frontaria e sustentado por duas colunas toscanas que nascem no murete, onde foi colocado gradeamento nos espaços abertos. No interior, a nave é separada da capela-mor por arco cruzeiro sobre colunas toscanas. Possui na parede do altar, em substituição do antigo retábulo, um plinto em pedra com a imagem do orago, Santo António, festejado todos os anos no domingo seguinte ao dia 13 de junho. O retábulo original, muito belo, em madeira pintada a azul anil, pode ainda ser apreciado na sacristia.

No exterior, a empena da frontaria em bico é rematada por cruz em pedra floreada e junto ao alpendre, do lado poente, ergue-se um pequeno campanário.

A Pena Seca, com seus penedos e matagais onde se diz que o Infante D. Pedro, filho do Mestre de Avis, e depois D. Pedro I caçavam, é uma típica aldeia serrana que mantém a sua raiz rural e comunitária e continua a dedicar-se ao pastoreio de grandes rebanhos de cabras leiteiras.