Ir para conteúdo
“50 anos Núcleo do Oeste”
10H30-16H30
10-22 janeiro, 2022
Galeria Municipal da Lourinhã

Exposição “50 anos Núcleo do Oeste”

A exposição “50 anos Núcleo do Oeste” insere-se num conjunto de iniciativas a desenvolver entre o dia 1 de novembro de 2021 e 1 de novembro de 2022, nos dez concelhos que fazem parte do território do núcleo.
 
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português é membro da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME, www.scout.org) desde 1929.
 
O CNE é uma instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo português.
 
O CNE é um movimento da Igreja Católica e assume, com orgulho, a sua responsabilidade cristã na sociedade. Somos um movimento de educação não formal de jovens, sem fins lucrativos, não político e não-governamental. Onde estamos e quantos somos atualmente com mais de 73 000 escuteiros em 1100 agrupamentos locais no território continental, regiões autónomas dos Açores e Madeira, Genebra e Macau, o CNE é a maior associação escutista e a maior associação de juventude portuguesa.
 
Os associados distribuem-se pelo género feminino e masculino em proporções idênticas. Nos agrupamentos e estruturas intermédias existem mais de dezassete mil Lobitos, cerca de vinte mil Exploradores, cerca de quatorze mil Pioneiros, mais de sete mil Caminheiros e mais de treze mil Dirigentes.
 
O CNE tem tido um crescimento contínuo do seu efetivo, o que, tendo em conta o decréscimo de natalidade, é revelador da aceitação do Escutismo na sociedade portuguesa. No CNE as crianças e jovens estão divididas em quatro secções, que correspondem a quatro faixas etárias diferentes.
 
O CNE encontra-se organizado em vinte regiões (correspondente às vinte dioceses) e nas regiões maiores (quer em área, quer em termos de efetivo) encontram-se divididas em núcleos. A região de Lisboa, encontra-se dividida em sete núcleos, sendo que o Núcleo do Oeste abrange dez concelhos (Mafra, Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Bombarral, Cadaval, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça), sendo que existem trinta e quatro agrupamentos num total de três mil escuteiros.
 
Fonte: CNE