Ir para conteúdo
PR4 - Dos Dinossauros à Rocha

PR4 - Dos Dinossauros à Rocha

.

O PR4 LNH - Dos Dinossauros à Rocha, estende-se da zona costeira - Praia de Porto Dinheiro à vertente oeste do Cabeço da Pedra do Sino, também conhecido como “Rocha”. Pode optar por iniciar a caminhada na vila de Ribamar ou na Praia de Porto Dinheiro. Ao iniciar em Ribamar, o percurso toma a direção da costa e rapidamente se junta ao traçado da GR11 E9 - Caminho do Atlântico seguindo até à Praia de Porto Dinheiro, terra de pescadores e de importantes achados paleontológicos. Sugere-se a visita à praia, ao antigo posto da guarda fiscal e ao miradouro do dinossauro. Alguns metros à frente, o percurso abandona a GR11-E9, e pouco antes de regressar a Ribamar, sugere-se um curto desvio aos lavadouros públicos do “rio do povo”. Já na localidade, visita-se a Fonte Velha e o Poço da Quinta. Por último, o percurso sobe ao Cabeço da Pedra do Sino, de onde poderá apreciar excelentes vistas sobre a costa e o percurso percorrido.

 

Leaflet | Map data © OpenStreetMap contributors
Ficha Técnica
Modalidade
Caminhada (circular)
Ponto de Partida
Vila de Ribamar / Praia de Porto Dinheiro
Distância
9,6 Km
Grau de Dificuldade
Moderado
Época mais aconselhável
Todo o ano

VALE DA ROCHA E CABEÇO DA PEDRA DO SINO

O Cabeço da Pedra do Sino, na freguesia de Santa Bárbara, está inserido no topo da unidade de calcários do Vimeiro. Neste cabeço são conhecidas várias cavidades que integram um sistema de configuração ortogonal, associado à Cova do Texugo e à Cova da Moura. Esta área tem elevado interesse ecológico e paisagístico e apresenta um coberto vegetal autóctone (carvalhos, carrasco, freixos). Na vertente Este deste Cabeço observa-se a Falha da Lourinhã com direcção NNE-SSW.

 

PRAIA DE PORTO DINHEIRO

Extensa e bela praia situada junto ao pequeno aglomerado populacional de pescadores onde se destacam os bons restaurantes. A partida das pequenas embarcações que saem diariamente para a faina é um momento a não perder. Esta praia é palco da famosa Festa do Mar, com a tradicional vacada na praia, fora do limite da praia com Bandeira Azul, que se realiza no primeiro fim de semana de Agosto de cada ano, sendo uma atividade bastante visitada e tradicional da região. Igualmente muito participada é a Procissão por Mar de Nª Sª de Monserrate, da praia de Porto Dinheiro a Peniche, rumo à festa em honra de Nª Sª da Boa Viagem, que tem lugar também no início de agosto de cada ano.

 

PALEONTOLOGIA

O Concelho da Lourinhã está localizado numa das regiões de Portugal mais ricas em fósseis de dinossauro do Jurássico Superior (com cerca de 150 milhões de anos) e uma das 20 regiões mais ricas do mundo. Nessa altura situava-se no meio de uma enorme bacia onde confluía uma rede estuarina, com cursos de água que atraía uma grande variedade de seres vivos, incluindo os imponentes dinossauros e mamíferos primitivos. Esse conjunto de cursos de água que alimentava essa vida, também a preservou em processos de fossilização excecionais. Nas arribas entre as praias de Porto Dinheiro e de Paimogo foram descobertos vários fósseis de dinossauros, que permitiram identificar a presença de várias espécies nesta zona, nomeadamente os saurópodes Supersaurus lourinhanensis, descoberto nas arribas da praia de Porto Dinheiro, e o Lourinhanosaurus antunesi, descoberto na Peralta e considerado o dinossauro mais emblemático da Lourinhã. Há ainda que referir a descoberta do esqueleto Lusotitan atalaiensis na Atalaia, e de uma zona de nidificação do Lourinhanosaurus antunesi descoberta em Paimogo. Para mais informações sobre estas descobertas e o período Jurássico recomenda-se a visita ao Museu da Lourinhã e ao Dinoparque.

Percurso .kml
Folheto do percurso